Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

google web stories

Já ouvi que alguns criadores sentem-se especialmente inspirados em tempos difíceis, de crises, ansiedade ou tristezas. Comigo é o extremo oposto: minha criatividade e minha produtividade são diretamente proporcionais a minha saúde física, mental e emocional. Por outro lado, sou extremamente responsável com os compromissos que assumo. E foi assim, mais por responsabilidade do que por produtividade, que o 5 Sentidos existiu nos últimos 13 meses!

Esta foi a história dos WebStories, estes 108 posts otimizados para formato mobile que produzi graças a um contrato com o Google. O projeto GWS durou o exato ano em que eu reconstruía minha saúde mental, depois de entrar novamente no looping da ansiedade. Por vezes, sentia-me uma fraude por escrever conteúdos sobre ansiedade estando em meio a um furacão emocional – mas não é justamente a vulnerabilidade de uma experiência real que mais pode inspirar?

Para mim, o GWS foi mais que um projeto que por um ano me pagava para escrever – ok, e que me dava aquele auto-orgulhinho de ser “contratada pelo Google” para fazer algo que tanto amo e que empresas bem menos relevantes às vezes nos propõem que façamos de graça, em troca apenas do hype de “escrever para a marca x”. Ele foi também um compromisso sem o qual eu provavelmente teria produzido infinitamente menos. E produzir, quando não estamos 100%, é ao mesmo tempo mais desafiador e mais fundamental. De quebra, o trabalho me deu álibi (e empurrãozinho) para consumir materiais que serviriam como fontes para os posts, mas que também serviram para ajudar na minha própria cura. Enquanto compartilhava para “ensinar”, eu aprendia mais ainda…

Um ano atrás eu não tinha a mais vaga ideia do que eu iria fazer “depois daquela pausa de 2022”. Mas foi durante o compromisso assumido que eu fortalecei o músculo da disciplina, fiz as pazes com um lado sem sofrimento da carreira e até entendi que meu lance é (ao menos por ora) ter a escrita como trabalho principal. O GWS me ajudou indiretamente a gestar e parir a Amo News, mostrando que cabe nela a notícia de tendência, a dica de bem-estar e até o textão reflexivo por meio do qual muitas vezes envio um nude da minha alma para quem assina a newsletter.

Este post é um agradecimento ao time Creators, a The @Fashionismo (que me indicou lá atrás para eles) e aos e-mails mensais que chegavam com os prazos a serem cumpridos. E também um relato de que muitas vezes basta a gente deixar as coisas seguirem seu fluxo para que a clareza do “pra onde ir” ressurja!