Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Não foi de repente nem de um dia pro outro; não joguei todos os produtos de beleza no lixo e comprei novos de uma só vez. Como todas as mudanças nas quais acredito, eu migrei para a beleza limpa aos poucos. Estudando, entendendo, elegendo.

Hoje, cinco anos depois de começar este processo, vejo que foi um grande mix de (mais) consciência sobre toxicidade, lembranças afetivas do passado (minha tia/segunda mãe era uma vaidosa fiel adepta do óleo de rosa mosqueta) e curiosidade nerd de quem saiu atrás de cursos sobre o tema. Foi também uma evolução de outros estudos e conhecimentos, como a alimentação. Tudo que entra no nosso corpo – e a pele é nosso maior órgão afinal – afeta nossa saúde integral.

Comecei pelos óleos vegetais, aprendi sobre óleos essenciais e aos poucos fui descobrindo marcas que REALMENTE praticam o que anunciam. Atenção: não são todas as que se posicionam como clean beauty que realmente têm uma fórmula limpa). Hoje, posso dizer que 99% do que uso na pele do rosto está nesta categoria.

beleza limpa

Por que usar produtos limpos de beleza?

Da mesma forma que entendi que viver à base de junk food, refrigerantes e industrializados em geral tem um efeito direto na nossa saúde, assimilei que excesso de componentes químicos terá consequência no nosso corpo. Sabe aqueles ingredientes do biscoito de pacotinho que a gente não faz ideia do que são? Ou aquela lista imensa na fórmula de um “alimento” empacotado? Nos produtos de beleza o raciocínio é o mesmo. Nem sempre a suposta praticidade compensa. Um bom exemplo é o tão falado alumínio nos desodorantes convencionais: ele nos impede de transpirar (o que entendo que é desconfortável), mas já pararam pra pensar que transpirar é um mecanismo natural do nosso corpo e se ele existe é porque existe uma razão para tal?

Nosso corpo é muito inteligente, a gente é que atrapalha. Em vez e viver em detox, o mais lógico seria… não intoxicar desnecessariamente. A boa notícia é que o número de marcas boas e responsáveis está crescendo e que, em alguns casos, é até mais barato optar pela fórmula limpa – por exemplo, eu mesma faço meu desodorante desde 2017! 

E, afinal, eles funcionam para o cuidado da pele?

Já ouviu falar que quando bebe muita água (hidratação e come comida de verdade (nutrição) sente o efeito na pele?! Também é assim com beleza limpa. Você pode até estranhar um shampoo (que faz menos espuma) e um desodorante natural que não “segura” tão bem nos primeiros usos. Mas te garanto que na maior parte das vezes basta insistir um pouquinho para sentir a pele mais hidratada, o cabelo mais soltinho e a redução de alergias, espinhas e afins. Vale muito a pena ensinar o caminho de volta para a natureza para seu corpo!

As marcas que uso no cotidiano

Já experimentei e usei algumas opções – por exemplo, gosto muito de fazer meus próprios séruns com óleos vegetais da BySamia. Mas, hoje, sou fiel a duas marcas no cuidado da pele do rosto: a americana Tata Harper (não é barata, mas atualmente entrega livre de impostos de importação no Brasil) e a brasileiríssima Care. Ambas conjugam com maestria fórmulas limpas e tecnologia e o resultado é fantástico. Aos 45 anos, eu estou muito feliz na minha pele! 

Produtos que não dispenso

Care: amo a linha Skindrops (Hialu, Filler e Glow) e não fico jamais sem os três. “Só” eles já seriam suficientes para minha pele dia e noite, em casa e na rua – o Glow dá uma uniformizada maravilhosa e é das raras “maquiagens” que uso habitualmente. Também adoro o trio de máscaras faciais e quando tenho alguma oleosidade/acne (minha pele é normal), especialmente por conta dos hormônios na fase pré-menstrual, a anti-acne é pra lá de eficiente já no primeiro uso. Como mencionei, não tenho o hábito de usar maquiagem no dia a dia, mas o duo blush-iluminador entrega tudo!

Tata Harper: sou apaixonada pelas embalagens e pelos cheirinhos, mas se quiser saber “por onde começar a investir na Tata”, meu top 3 inclui a essência de hidratação, a máscara Ressurfacing e o óleo Beautifying (prefiro mil vezes ele ao que tem retinóico, porque o cheiro é muito maravilhoso). Se você não curte efeito óleo em produtos (eu amo), vá no Ressurfacing Sérum. Também são de lá os produtos de limpeza que uso hoje, o Regenerating (efeito leve esfoliante) e o Nourishing Oil (maravilhoso para tirar maquiagem).

beleza limpa

Gostaria de começar na beleza limpa e não quer/pode investir mais agora? Os óleos de abacate e rosa mosqueta da BySamia são maravilhosos e te permitem montar o que precisa acrescentando os óleos essenciais certos. Em breve posto receitinhas aqui, que tal?

Beleza limpa é como alimentação orgânica: você investe aqui para gastar menos ali – em remédios, em procedimentos… Eu recomendo 100%!