Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

(post originalmente publicado no extinto blog AleGarattoni em 2017)

UPDATE 2020: tempos depois de escrever e publicar este post em 2017, foi lançado o segundo livro deste autor. O título?! Meditação para Céticos Ansiosos – achei uma baita sincronicidade!

É inegável que cada vez mais pessoas têm falado, experimentado, praticado meditação. E mesmo entre aqueles que por enquanto estão distantes deste hábito o ceticismo está mais distante de ser uma questão impeditiva – é mais comum a distância por conta da (falsa) impressão de que a prática é difícil ou inapropriada para suas personalidades. O cenário é facilmente compreensível: mesmo as principais universidades do mundo já apontam os benefícios e comprovam com estudos as vantagens de meditar. Isso sem contar com os adeptos, que hoje incluem empresários poderosos, atletas premiados e… jornalistas de destaque. Como Dan Harris, há anos âncora de programas da TV americana.

Leva a assinatura de Harris um best-seller obre o tema. 10% Mais Feliz narra sua própria experiência, que saiu de um ataque de pânico ao vivo durante a leitura das notícias do dia até uma busca curativa de expansão de consciência. O livro é provavelmente o mais democrático nesta categoria e atenderá a curiosidade mesmo dos mais céticos. O motivo? O autor é um típico (ótimo) jornalista, com a curiosidade e a postura questionadora sempre a postos. Mesmo quando se identifica com um guru e/ou com uma teoria, ele parece duvidar e cavar ainda mais a fundo. O resultado é espetacular.

Dan é o retrato vivo de uma geração ansiosa, acelerada e super-conectada. “Quando você se afasta de suas emoções, elas se manifestam em seu corpo”, ele explica sobre as neuroses e medos que o perturbam por pura influência de seu ego – aliás vem do jornalista a melhor e mais simples definição do ego, tema que tem sido foco dos meus estudos pessoais no momento, “um narrador interno, insatisfeito, comparativo, dramático” (que não nos dá muita paz!).

Além de todo o conteúdo com causa (razão para) e consequência da meditação, repleto de experiências em primeira pessoa e ótimas fontes de referência, Dan oferece um guia de perguntas e respostas muito úteis e didáticas, na medida para iniciantes. De todas as recomendações, atenção a esta: “para meditar, a regularidade é mais importante do que a duração”. Apenas comece!

Em tempo: se você já medita, se está ainda começando, se pretende experimentar, se anda recolhendo teoria e até mesmo se ainda guarda dúvidas sobre os tão propagados benefícios e ainda não leu este livro, coloque-o já na sua fila de leitura. Segundo o autor, a prática vai deixá-lo (no mínimo) 10% mais feliz. Para comprar o seu, este é o link.