Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Alguma dúvida de que a meditação teve um enorme crescimento – de espaço, de adeptos, de tema de pauta – nos últimos anos? Até os emojis para celular, vejam vocês, trazem uma bonequinha meditando como opção! Cursos diversos, locais específicos e até marcas voltadas especificamente para acessórios desta prática têm surgido cada vez com mais frequência, o que faz com que o assunto alcance até mesmo quem nunca havia pensado nisso.

Meditação é, sim, para todo mundo. Da mesma forma que ninguém cogita deixar de escovar os dentes, em breve quase todos entenderão que é impossível não “higienizar a mente” como parte da rotina. Mas me arrisco a um adendo importante: meditação é para todo mundo, mas nem todo mundo está preparado para ela hoje. E uma pessoa que ainda não esteja nesse momento pode ter uma experiência péssima, o que apenas vai afastá-la da prática para sempre – quem não conhece alguém que diz que não gosta/não sabe/não consegue nem pensar em meditar?

Como escrevi tempos atrás, “se você está no auge dessa aceleração da ansiedade, eu de verdade NÃO recomendo meditação, por mais que essa pareça A receita da vez. Começar a meditar já é difícil quando você não está acelerado, imagina em crise… As chances de você detestar e ficar com uma impressão ainda pior destas práticas (e abraçar ainda mais sua suposta personalidade ansiosa) são enormes”. 

Se a ansiedade extrema ainda é sua companheira, busque algo que amenize isso antes de baixar um app. Comece separando apenas um minuto do seu dia para prestar atenção na sua respiração, busque conteúdo sobre autoconhecimento, crie aos poucos o hábito de olhar mais pra si.

Entrar no looping dos benefícios da meditação não é difícil, mas pede algum preparo, pede intenção, pede certo conforto com a situação. E o mais importante: não se cobre parar de pensar para meditar. Não é assim que funciona. Os pensamentos ainda virão, claro, mas, com treino, você terá cada vez mais controle em deixá-los ir.

Esvaziar a mente é o melhor presente que você pode se dar. Foco, relacionamentos e sentimentos agradecem!

Meditação é para todos

 

p.s. e não, jamais se permita enxergar a ansiedade como algo normal, natural, inevitável nos dias atuais. Nem muito menos como vantagem competitiva para se encaixar no mercado concorrido ou um mero traço de personalidade do qual não há como se livrar. O primeiro passo para deixá-la para trás, seja com a receita que for, é reconhecê-la como a vilã que ela é. É se incomodar com o coração disparado e a respiração curta. É se aborrecer de perder o controle de sua mente e suas emoções. Isso não é saudável nem aceitável, mas a percepção precisa partir de você. Só assim você estará disposto a qualquer mudança. Não há 1% de lado bom nessa condição, acredite. Por isso não a encare com menos seriedade do que ela pede.

(post originalmente publicado no instagram @5sentidosonline em novembro/17, em versão reeditada)

Você também pode gostar de...