Beleza limpa: como (e por que) transformei meu nécessaire

Nunca falou-se tanto sobre marcas de beleza limpa, aquelas que não usam químicas tóxicas em seus cosméticos. Mas, afinal, como, por que e de onde começar esta mudança no nécessaire? Aqui divido o meu processo pessoal...

Não foi de repente nem  de um dia pro outro; não joguei todos os produtos de beleza no lixo e comprei novos de uma só vez. Como todas as mudanças nas quais acredito, eu migrei para a beleza limpa aos poucos. Estudando, entendendo, elegendo.

Estudar e entender os porquês por trás das mudanças também é fundamental: por aqui, tratou-se de uma evolução de outros estudos e conhecimentos, como a alimentação. Tudo que entra no nosso corpo – e a pele é nosso maior órgão afinal – afeta nossa saúde integral.

Comecei pelos óleos vegetais, aprendi sobre óleos essenciais e aos poucos fui descobrindo marcas que REALMENTE praticam o que anunciam. Atenção: não são todas as que se posicionam como clean beauty que realmente têm uma fórmula limpa.

Da mesma forma que entendi que viver à base de junk food, refrigerantes e industrializados em geral tem um efeito direto na nossa saúde, assimilei que excesso de componentes químicos terá consequência  no nosso corpo.

Por que usar produtos limpos de beleza?

Nosso corpo é muito inteligente, a gente é que atrapalha. Em vez e viver em detox, o mais lógico seria... não intoxicar desnecessariamente. A boa notícia é que já há cada vez mais opções, de diferentes marcas, preços e funções.

Já ouviu falar que quando bebe muita água (hidratação) e come comida de verdade (nutrição) sente o efeito na pele?! Também é assim com beleza limpa. Vale muito a pena ensinar o caminho de volta para a natureza para seu corpo!

E, afinal, eles funcionam para o cuidado da pele?

Já experimentei e usei algumas opções – por exemplo, gosto muito de fazer meus próprios séruns com óleos vegetais da BySamia. Mas, hoje, sou fiel a duas marcas no cuidado da pele do rosto: a americana Tata Harper e a brasileiríssima Care.

As marcas que uso  no cotidiano

Care: amo a linha Skindrops (Hialu, Filler e Glow) e o trio de máscaras faciais. Tata Harper: meu top 3 inclui a essência de hidratação, a máscara Ressurfacing e o óleo Beautifying.

Produtos que eu não dispenso...