Como interromper este ciclo que traz até depressão e ansiedade
Você sofre do "mal da comparação digital"?
É oficial: somos seres digitais. E a comparação permanente é um dos grandes males desta geração – pelos stories todos parecem mais viajados, mais bem-sucedidos, mais felizes do que nós...
Em recente edição, a newsletter de saúde mental Wondermind listou seis ações para combater os efeitos nocivos da comparação que sempre nos deixam com um ar de "não ser suficiente"... A eles:
1. Verifique seu estado emocional
Antes de entrar em uma rede, avalie como está se sentindo – num mau dia, considere uma pausa digital.
2. Envolva-se de forma consciente
Como você mais usa as mídias? Pesquisando, informando-se, interagindo com amigos ou... no piloto automático, sofrendo com posts alheios?
3. Estabeleça limites
Defina tempo e momento de uso; pare de seguir (ou, ao menos, silencie) perfis que te fazem mal e siga aqueles que se alinham com seus valores e trazem interações mais significativas.
4. Saiba comemorar vitórias alheias
Ninguém tem a vida perfeita ou livre de problemas: faça o exercício de celebrar as pessoas que você ama ou os criadores que você gosta.
5. Priorize relações da vida real
Encontre um equilíbrio e mude seu foco para relacionamentos e atividades fora das mídias sociais. Valorize tudo aquilo que te "obriga" a deixar o telefone de lado.
6. Lembre-se de seu próprio valor
Concentre-se em SEUS pontos fortes e talentos e combata o excesso de autocrítica. Crie uma pasta de destaques com comentários significativos e lembretes de tudo o que você ama em si mesmo.