VOCÊ É UMA PESSOA SUPER SENSÍVEL?

Aversão a excesso de estímulos e necessidade de introspecção são sinais desta condição!

1

Você costuma sentir emoções de forma muito intensa? Quando está alegre está muito alegre, quando tem emoções negativas sente-se sobrecarregado por elas?

2

Sua criatividade tende a brilhar quando você pode produzir em um ambiente mais calmo e tranquilo, sem interferências?

3

Sirenes, luzes fortes, odores estranhos, música muito alta, desordem, bagunça e caos são fatos perturbadores demais para você?

4

Se está em um ambiente muito lotado ou barulhento, é afetado e sente necessidade de  um alívio de tanta estimulação?

5

Tem a empatia como super poder e costuma ser profundamente afetado pelo humor e pelas emoções das pessoas em volta? Evita assistir violência na TV, pois sente-se mal?

6

Quando é hiperestimulado,  sente-se sobrecarregado, esgotado e precisando ficar sozinho  por um tempo?

Se você se identificou com a maior parte destas perguntas,

tudo indica que você é o que a psicologia define como “pessoa altamente sensível”,  condição que afeta 20% da população mundial.

Importante: a condição PAS não é um transtorno, mas sim uma característica de um sistema nervoso mais sensível do que a média humana. Estas pessoas sentem sutilezas do ambiente que podem passar despercebidas pela maioria.

As pessoas altamente sensíveis tendem a ser mais visionárias, intuitivas, cautelosas, sábias e, com frequência, interessam-se pelos caminhos da espiritualidade.

Lidar com esta condição pede autoconhecimento (conhecer e respeitar seus limites) – psicoterapia pode mudar a vida! Vivemos em um mundo superestimulado, usar a sensibilidade a  nosso favor é um grande poder.

Para saber mais sobre a teoria das pessoas altamente sensíveis:

Instagram @drjulie

Livro Elaine Aron

fontes de pesquisa: instagram psicóloga @drjulie e livro Pessoas Altamente Sensíveis, de Elaine Aron