eles são  consequência e causa da sua ansiedade

Pensamentos intrusivos:

"E se eu cair desta ponte agora?"

"E se eu jogar meu celular pela janela e ele cair na cabeça de alguém?"

"E se a prateleira de livros despencar na cabeça da minha filha enquanto ela dorme?"

Você se identifica com estas cenas em pensamentos que surgem do nada?

Estes são o que a psiquiatria chama de "pensamentos intrusivos", algo que é a mesmo tempo consequência e causa de ansiedade: são ideias que vêm de fora, com nosso cérebro simulando situações e não conseguindo filtrar...

Ler sobre esta teoria meses  atrás, me trouxe um insight poderoso para meu processo de autoconhecimento e tratamento psicológico de ansiedade. Vi que aquilo que tantas vezes detonava meus momentos ansiosos tinha nome e explicação.

Por que consequência da ansiedade?

A psiquiatria e a psicologia explicam que a mente ansiosa acelera pensamentos, fazendo com que surjam estes, que geralmente têm relação com medos e perigos.

Por que causa da ansiedade?

Ao mesmo tempo, estes são pensamentos negativos, obsessivos e que parecem ter vida própria, o que tende a causar (ainda mais) ansiedade.

A psiquiatra ainda acrescentou que os pensamentos intrusivos se repetem, são sempre de conteúdo negativo e têm este aspecto de "intromissão" – algo em que você não quer pensar. Quando atrapalham a vida, é importante buscar tratamento.

A newsletter de saúde mental Wondermind falou sobre o tema e deu uma dica que eu fazia intuitivamente: cante seus pensamentos intrusivos. Quando surgir algo assim na mente, traga uma música que os rebata – a chamada desfusão cognitiva tira um pouco o peso.