Quatro dicas rápidas para reduzir tempo (perdido!) nas telas

Praticidade, informação, conveniência e até pontes humanas. O celular nas nossas mãos é, hoje, um pouco de tudo isto.  Mas é também uma ferramenta que atrapalha a produtividade e a saúde mental.  Como ter mais limites?

Você precisa estar em todos os grupos de Whatsapp nos quais está hoje? Limite-os apenas aos realmente indispensáveis e verá uma mudança significativa no seu tempo de tela!

Para não ser mais adicionada a grupos: acesse configurações; conta; privacidade; grupos. Ali, marque a opção "apenas meus contatos, exceto". Uma janela com todos os seus contatos abrirá, marque "selecionar todos" e pronto!

O Instagram é uma rede valiosa para os negócios de muita gente, mas é também um ímã da procrastinação – se a gente não se limita, pode passar o dia ali "anestesiado" apenas rolando a tela.

Os Stories são um formato cuja engenharia favorece que a gente passe horas ali dentro. Silenciar (quase) todos, deixando só os seus 10 ou 15 favoritos, já nos deixa mais aptos a ver com mais curadoria do que piloto automático.

Deixe seu celular desligado mais vezes: na primeira tentativa, pode parecer impossível, mas muitos de nós (mais maduros!) vivemos e saímos sem ele por muitos anos. É só uma questão de refazer o hábito!

Foco no bom: acrescente usos produtivos mais úteis nas suas telas. O maior problema não é estar conectado, mas sim o uso sem foco, só pra gastar tempo. Baixe o app do TED, de assinaturas de revistas e tenha mais curadoria no conteúdo  que consome.

Arraste para ler uma versão mais completa deste post!

Para saber mais...