Minimalista: cinco passos para o bem-estar pela organização

Você sabia que organização pode ser uma valiosa forma de autocuidado?  Quem garante é Shira Gill, organizadora profissional que acaba de lançar Minimalista, um completo e didático livro sobre o tema.

Segundo Shira, o minimalismo não é uma moda ou um estilo de vida radical: trata-se de uma maneira de limpar excessos e distrações, permitindo que você viva mais alinhada a seus valores e propósitos.

O processo do livro Minimalista tem cinco passos:

Esclarecer

Editar

Organizar

Elevar

Manter

Esclarecer: é menos sobre organizar espaços e mais sobre trazer clareza para seus valores, objetivos e prioridade – é preparar sua cada para a vida que você realmente quer ter

Editar: aqui cuidado com o risco do "custo irrecuperável" – quando você gasta muito em algo (que não usa) e, por isso, não consegue abrir mão. Pratique o desapego, venda, doe, recicle, mas não deixe sua casa lotada de coisas inúteis.

Organizar: não (necessariamente) tem a ver com separar por cores ou catalogar em lógicas perfeitas. Pense mais em apenas manter itens juntos dentro de sua mesma categoria ou função. Facilite o acesso.

Elevar: depois de se livrar de excessos e organizar dentro de uma lógica, melhore o trabalho uniformizando gavetas, adicionando flores ao ambiente e, aos poucos, dando upgrade em itens de uso essencial – como um porta-detergente,  por exemplo!

Manter: não adie! Dá o mesmo trabalho colocar algo no lugar certo ou largar em qualquer canto. Não permita mais acúmulos e já tenha uma caixa determinada para doações. Não faz sentido? Não entra!

O livro (disponível apenas em inglês) traz muitos exemplos e ilustrações que nos ajudam a entender a importância – e o funcionamento – de uma casa que combina com seu estilo de vida. Vale a leitura!