Medicina integrativa e  a proposta dos médicos corpo, mente e alma

Você já ouviu falar da medicina integrativa? Cada vez mais na mira dos médicos (e pacientes), ela entende que corpo, mente, emoções e alma andam juntos – e o que acontece em um afeta diretamente o outro.

A busca por uma vida mais leve e consciente começa nos hábitos, passa pelo checkup anual (que identifica, por exemplo, deficiência de vitaminas necessárias), mas precisa incluir o atual estado emocional do paciente.  A quantas anda  sua saúde mental?

Há cada vez mais cursos e especializações em medicina integrativa em instituições sérias e prestigiadas – e as turmas não se limitam a profissionais da saúde.  O currículo vai de acupuntura e medicina chinesa a espiritualidade, epigenética e longevidade.

Epigenética e gerenciamento de estresse, por sinal, devem estar ainda mais em pauta nestes tempos atuais – nos quais a longevidade só cresce. Buscar médicos que tenham este olhar 360º pode ser decisivo no cuidado preventivo da saúde.

Ainda sobre epigenética, ouvi há três anos uma palestra incrível da endocrinologista paulistana dra. Alessandra Rascovski que em 12 semanas, hábitos saudáveis e adequados podem "desligar" certas expressões de genes – o poder de mudança em nossas mãos!

dr. Fernando Vella  (clínico geral) – SP

Médicos que unem alopatia, prevenção e hábitos na medida certa!

dra. Alessandra Rascovski (endocrinologista) – SP

dra. Nina Sobral  (nutróloga) – SP

Alguns médicos com o olhar integrativo da saúde na  prática clínica:

Algumas dicas de livros sobre longevidade e hábitos integrativos:

clique na capa para acessar os links