Livros infantis sobre emoções

Para falar de sentimentos com crianças

entusiamo, saudade: todos estes são sentimentos que vivemos e nomeamos com frequência. Mas será que as crianças têm a mesma facilidade para identificá-los?

Medo, alegria, irritação, tristeza,

Trazer o tema sentimentos para os filhos é muito mais importante do que imaginamos. Ainda sem  o mesmo repertório  dos adultos, os pequenos nem sempre conseguem entender o que cada  um causa em nós.

O melhor ponto de partida? Livros! Com linguagem leve e abordagem lúdica, eles trazem exemplos, definições e sensações –  e, assim, ajudam a abrir  a conversa em casa.

Livros infantis sobre emoções:

Algumas ótimas opções…

O mais lindo e mais recomendado sobre o tema. Traz uma lista completa de emoções definidas em linguagem simples e acessível.

Emocionário

1

Com dez livros – um para cada sentimento –, é obra para colecionadores! A autora é referência nos sentimentos infantis.

Coleção Trace Moroney

2

Em dois volumes (o segundo  é o Tenho Mais Monstros), tem linguagem fácil e páginas para as crianças desenharem e explicarem seus próprios "monstrinhos"!

Tenho Monstros  na Barriga

3

Sentimento comum entre os pequenos, o medo é o tema central do livro de Ana Maria Machado, um clássico nas mini-bibliotecas.

Alguns Medos e  Seus Segredos

4

Ainda sobre o medo,  este mostra por que  este sentimento é  parte da vida.

O Menino que Tinha Medo de Errar

5

Definições simples em frases, um ótimo primeiro contato com o tema para  as crianças pequenas.

Sentimentos

6

Não é exatamente  sobre sentimentos, mas  Yoga é sempre uma ótima pedida para equilibrar emoções. Este livro ilustrado (apenas em inglês) ensina o beabá dos ásanas.

Bônus:  Yoga Bunny

+