FENG SHUI PARA PRINCIPIANTES

dicas da técnica chinesa para harmonizar energia de ambientes

Trata-se de uma técnica milenar chinesa que, por  meio do equilíbrio energético dos espaços, promete trazer mais sorte para seus moradores. Em tradução simplificada, é arte de equilibrar  fluxos de energia.

O que é o  feng shui?

Não é apenas no décor  do ambiente que a harmonização energética entra: ela pode (e deve!) ser aplicada na sua carteira, no desktop do seu computador e até  na sua geladeira.

Onde aplicar  o feng shui?

Não acumular, não bagunçar, não empilhar! Todo tipo de excesso pode bloquear a energia de um ambiente – da quantidade de móveis ao que vai dentro do armário.

Princípios básicos  do feng shui

Plantas vivas sempre trazem boas energias. Uma outra maneira de ter a natureza  na sua casa é apostar em quadros com árvores e  flores nas paredes.

imagem: quadro Árvore da Vida,  por Rodrigo Zorzi(@zorzirodrigo)

A força da natureza

Quer mais abundância financeira? Repense sua carteira: uma versão pequena, limpa (sem papéis ou recibos de cartão acumulados), só com o essencial. Bônus extra para a cor vermelha (prosperidade) e para o símbolo do elefante (boas energias).

Como está a sua carteira?

Vale para bagunça, roupas e livros. Na teoria do Feng Shui, nada pode ser pior para a energia do que objetos que jamais são usados e, pior ainda, que ficam empilhados um em cima do outro.

Por favor, não empilhe!

Muita gente tem um cômodo dedicado para largar tudo que não tem lugar certo. Quartinhos de bagunça são algo que de acordo com a teoria do Feng Shui jamais deveríamos manter – faça já a limpa nele!

Acabe com o quartinho da bagunça!

Ideias, roupas e livros antigos podem atrapalhar a entrada do novos na nossa vida. Resumidamente, não mantenha o que não usa, o que não gosta, o que não funciona ou o que foi presente de alguém que você não curte muito.

Apego a itens do passado?

Tire tudo que está atrás das portas (coisas penduradas, cestos de roupa suja); portas devem abrir 100% sempre. Pense na limpeza de excessos também na geladeira, no armário de mantimentos e no carro – não dá pra dirigir no meio  do lixo e/ou da sujeira.

A hora da baixa!

Coisas que precisam  de conserto drenam sua energia: resolva ou elimine já. Objetos que representam um passado que você não quer mais viver – antigos relacionamentos, fases ruins –  devem ser retirados  sem dó do ambiente.

Já pro conserto!

Atenção à desordem virtual – arrume as pastas de computador, delete arquivos inúteis, limpe seu desktop e evite acumular e-mails  e notificações.

Arrumação digital também conta!

Vida pós-Feng-Shui…

A bagunça, diz a expert Karen Kingston, pode causar até procrastinação, depressão, cansaço e letargia. Não dá pra ter uma vida em ordem se o seu cenário está bagunçado.

para saber mais: livro Arrume  a Sua Bagunça e Transforme a Sua Vida (Karen Kingston)