Estresse pós-pandemia?

Como os últimos  anos podem estar afetando sua saúde

Desde 2020, vivemos uma era sem precedentes. Pandemia, perdas, medos, incertezas, quarentenas, saudades... tudo isto, claro, afeta (e muito!) a nossa mente. E já é pra lá de provado que mente e físico andam lado a lado.

Em matéria recente do Poosh, portal americano de bem-estar, foram listados seis sinais de que o estresse está afetando sua saúde de maneira importante:

Perda de cabelo: diminuição do crescimento, queda excessiva e textura mais fina ou quebradiça, além de couro cabeludo seco  e escamoso ou com excesso de óleo.

Unhas quebradiças: descamação, fragilidade e propensão a quebra  e crescimento lento. Todas estas questões podem estar ligadas ao estresse prolongado.

Falta de apetite:  a ansiedade leva o corpo ao "modo sobrevivência", quando paramos de produzir grelina, o hormônio da fome. Isso pode afetar nosso apetite e nos levar a perder peso excessiva.

Ganho de peso:  alimentação compulsiva pode ser desencadeada por um pico de cortisol, trazendo o desejo de açúcar e alimentos gordurosos para alimentar o corpo, combatendo o que está causando estresse.

Sono ruim:  níveis elevados de cortisol que permanecem ao longo do dia afetam  o ritmo circadiano, dificultando o adormecimento e a capacidade de manter o sono ao longo da noite.

Irritação de pele:  o cortisol também aumenta a produção de óleo e retarda os processos naturais de desintoxicação do nosso corpo, causando estagnação e acúmulo que podem se manifestar em crises como eczema.

Identificou-se com um ou mais sintomas? O estresse afeta todas as funções do nosso corpo, da digestão  à desintoxicação. Buscar protocolos simples, como meditação, respiração e higiene do sono podem marcar um recomeço!

Também estou nestes links:

White Instagram

Fonte: site Poosh