Desodorante natural e caseiro:

por que usar, como  fazer e o que esperar

Já tem quatro anos que troquei os desodorantes convencionais de farmácias pelas versões naturais e limpas – que, em 99% das vezes, são feitas por mim! E já adianto: depois desta adaptação, é um caminho sem volta!

POR QUE FIZ A TROCA Não é à toa que se fala  que “a ignorância é uma benção”: tão logo se pesquisa as composições e se estuda um pouco sobre ingredientes naturais na beleza, vê-se uma realidade incômoda na grande maioria  das fórmulas comerciais deste produto.

Incômodo principal: o onipresente e cômodo (?!) antitranspirante impede uma ação natural do nosso corpo – transpirar! Todos os processos que existem no nosso funcionamento têm uma razão para existir. Não adianta beber "suco detox" se atrapalhamos os processos mais básicos.

Há diversas receitas na internet mesmo para versões sólidas e líquidas. Divido aqui a que é minha aposta favorita há anos, uma receita à base de Leite de Magnésia....

Há várias versões destas misturas usando o Leite de Magnésia. Eu escolhi começar pela mais prática: acrescentando apenas gotas de óleos essenciais de Lavanda e Tea Tree, os mais citados para esta função. Sem água e sem nada além. Foi um caminho sem volta!

Já super adaptada, resolvi fazer novas receitinhas com outros óleos. Não abro mão das gotinhas de tea tree,  que é bactericida, amo trocar a Lavanda por Hortelã Pimenta – na hora da aplicação dá aquela sensação-geladinha que amo nos produtos de beleza.

A FÓRMULA EXATA Coloco em um potinho de vidro com spray a proporção de 100ml de Leite de Magnésia para 22 gotas de óleos - três de tea tree e o restante no aroma escolhido. Chacoalho bem durante um minuto  (etapa importante) e  está pronto para uso.

A ADAPTAÇÃO Se você sempre usou antitranspirantes, é natural que estranhe a transpiração no começo. Mas garanto: vale a pena insistir! O tea tree presente na fórmula previne o odor e o seu próprio corpo tende a se regular (e se acostumar) em algumas semanas. Suar é normal!