Como manter a saúde do intestino no dia a dia

Nunca falou-se tanto da relação entre intestino e saúde; entenda por quê!

"O intestino é o segundo cérebro."  Se você consome conteúdos de saúde, certamente já ouviu isto. Na prática, o que se estuda, cada vez mais, é como uma boa saúde intestinal tem efeitos na saúde física e mental, na imunidade e até na longevidade.

Fonte: Medical News Today

A saúde intestinal se  refere ao equilíbrio de microrganismos que vivem no trato digestivo. Essas bactérias boas e ruins formam a microbiota.  Como chegar ao ideal? Escolhas básicas diárias!

Consuma probióticos  e prebióticos

Eles estão em alimentos e suplementos. Consulte seu médico e/ou nutricionista para saber qual o melhor para você.

O famoso "descasque mais, desembale menos". Os melhores alimentos estão  na feira e não nas prateleiras do supermercado.

Reduza açúcar, farinhas e ultraprocessados

Eles levam à perda da diversidade bacteriana – e esta alteração na população de bactérias afeta de maneiras duradouras e destrutivas o sistema imune. Tome-os apenas quando  for imprescindível.

Evite antibióticos

Exercício + descanso + gerenciamento de stress. Não é por acaso que esta combinação está em todos os materiais de saúde, longevidade e bem-estar.

Aposte na trinca de ouro do bem-estar

Artigo do Medical News mostrou que ao fim de um estudo, os participantes apresentaram níveis mais baixos de inflamação intestinal quando em uma alimentação sem proteína animal. Se não deseja excluir, ao menos reduza.

Considere uma dieta vegetariana