Comece onde você está hoje

Devagar e sempre: mudanças sutis sustentáveis

Sabe o que mais atrapalha e impede uma pessoa de começar a traçar uma busca de autoconhecimento? A pressa, a comparação e o (sempre cruel) autojulgamento. Entre o novo hábito e a perfeição, há um longo caminho...

Acha que meditação não é pra você porque sua personalidade é ansiosa e você nunca conseguiria parar de pensar por dez minutos – o começo pode ser simplesmente criar pausas de um minuto para prestar atenção no seu inspirar e expirar.

Você se impede de crescer quando...

Acha que só existem dois caminhos: comer carne ou não comer carne – e ignora que existe um meio termo no qual pode apenas diminuir, começar a fazer algumas substituições, eliminar x dias/refeições com proteína animal.

Você se impede de crescer quando...

Pega um livro mais profundo sobre um tema e confirma pra si que não entende nada do que está escrito ali, abdicando então de ter como porta de entrada leituras mais simples e até comerciais, com uma linguagem mais democrática.

Você se impede de crescer quando...

Nem tenta fazer yoga porque definitivamente não consegue ficar de cabeça pra baixo nem fazer aquela saudação ao sol tão sincronizada que apareceu no feed do instagram – o caminho até lá é tão mais amplo e importante...

Você se impede de crescer quando...

Não sobe nem o primeiro degrau, porque daqui de baixo a escada parece longa demais e impossível de se completar!

Você se impede de crescer quando...

A gente se compara com quem já está no topo do objetivo – fechando os olhos para o fato de que  ele próprio teve seus primeiros dias. Todos estamos (todos, 100%) em um processo de evolução. O que muda é o momento atual de cada um, o ritmo,  a ordem dos fatores.

Não importa se você vai respirar três vezes ou fazer uma invertida, respeite o seu processo  e faça, comece!

Apenas comece!