Cinco coisas que eu aprendi com a yoga

Yoga é muito mais do que uma prática física; vai muito além de uma ferramenta de conexão espiritual; faz muito mais do que apenas definir corpo e/ou mente. Os aprendizados que ela nos traz nem sempre são (apenas) os mais óbvios...

1) Use o tapetinho  como uma versão  mini do mundo real.  É impressionante a quantidade de insights de autoconhecimento que as posturas nos trazem, basta  estar atenta.

2) A gente vai ficando melhor em tudo aquilo que repete. E não falo de longo prazo não, dá para observar em séries múltiplas de uma mesma prática! Um bom exemplo é a saudação ao sol: a cada novo ciclo, estamos mais alongadas, mais flexíveis, mais concentradas

3) O certo não dói, não incomoda. Muitas vezes é difícil encaixar a postura correta;  sempre que há algum desconforto, pode apostar, tem algum detalhe no lugar errado.

4) O medo nos incapacita. Percebi isso quando, durante uma aula nas cordas, me desconcentrei exatamente no momento em que me dei conta de que não sabia voltar daquela postura invertida. Foi o pensamento no futuro  que me incapacitou  no presente.

5) A importância das posturas até a postura: um ásana que à primeira vista parece impossível se torna super natural quando você passa pela sequência exata até ele – um encaixe aqui, um detalhe acolá.

Yoga é (ou deveria ser) para todos! Corpo, mente e alma só agradecem quando há uma prática consistente...