Aprendizados de um check-up de saúde preventivo

por que fazer exames anuais e o que eles nos ensinam sobre nós mesmos

Você tem medo de fazer exames de rotina? Pois saiba que sempre vale enfrentar o medo  (palavra de medrosa),  pois há apenas boas opções: o alívio  ou a possibilidade  de tratar algo.

Nossos exames de sangue básicos, por exemplo, mostram muito além do fato de estarmos (ou não) nos parâmetros normais: ali, vê-se necessidade de ajustes na alimentação, nos hábitos, na suplementação de vitaminas.

Outra vantagem de ter  (ao menos) um médico  fixo é o fato de ter um um profissional que conhece seu histórico e um acompanhamento ano a ano: o que evoluiu, o que precisa ser corrigido,  o que pode melhorar...

Por onde começar?

Um clínico geral é o ponto de partida correto. Para mulheres, some uma ida  ao ginecologista. Em casos específicos, o cardiologista e o endocrinologista otimizam o acompanhamento.

Não há saúde que resista  a maus hábitos intensos e contínuos por muitos e muitos anos... Corpo e mente estão intimamente ligados e sono, alimentação e até  estresse podem ser identificados por meio  de exames básicos.

Somos seres únicos: não adianta seguir a dica padronizada de instagram sem analisar a bioindividualidade de cada pessoa. Rotinas, dietas e hábitos sob medida são o segredo da saúde, da qualidade de vida e da longevidade.

O momento do check-up anual é a hora de "zerar a posição": com a análise correta de seus exames por um médico, você poderá recomeçar e evoluir em todos os seus marcadores de saúde. Invista!