Como reduzir  a ansiedade digital

O mundo é acelerado – cada vez mais. Tudo acontece e muda muito, muito rápido. Estamos todos viciados em internet, em redes sociais, na dopamina dos likes. Quem paga este preço? Nossa saúde mental! Eis cinco dicas para  pausar este ciclo!

Ansiedade digital?

1) Silencie os stories da maioria dos perfis que segue, mantendo só poucos favoritos ali a mão da sua ronda diária no instagram.

2) Nada de acordar com a cara na tela: deixe o celular no modo avião na hora de dormir – e só pegue nele 30 minutos depois de acordar.

3) Compre um despertador baratinho! O ideal é deixar o celular fora do quarto, mas se não for possível que ele ao menos não esteja ali do lado da sua cabeça.

4) Faça a curadoria de quem segue: se desperta sua ansiedade para fazer, comprar ou consumir além da conta, considere “dar um tempo”.

5) Encontre e estabeleça um hobby que te traz prazer. Invista nele criando pequenos rituais – por exemplo, um cantinho de leitura e uma meta de  livros lidos/ano.

As redes sociais são propositalmente desenhadas para nos viciar – bilhões são investidos para nos deixar presos a elas o maior tempo possível. Ter isto em mente nos ajuda a saber que não é fraqueza pessoal ficar conectado demais.

Uma boa ideia de leitura  para saber mais sobre o funcionamento viciante da internet e como amenizar seus efeitos é o livro Minimalismo Digital.

Para saber mais...