Oito ideias do

ESSENCIALISMO

como filosofia de vida

Escrito por  Greg McKeown, Essencialismo é um grande best-seller desde seu lançamento anos atrás. O livro prega que o bem-estar e a felicidade podem estar ancorados na busca por menos – atividades, metas, coisas...

Qual o caminho de um essencialista? Quanto menos, melhor! Saber filtrar em meio a esta enxurrada de opções  que temos hoje,  nos permite ser mais criativos e eficientes.

O foco no que é realmente essencial passa pela eliminação de tudo que não é essencial. Reduzir e simplificar são atividades constantes neste estilo de vida.

Como escolher as melhores opções?

Pense em um armário lotado, desorganizado,  sem espaço. Vestir-se pela manhã torna-se muito mais difícil. O mesmo raciocínio se aplica ao excesso de informações, cursos, compras, tarefas e prioridades – algo cada  vez mais comum no  cenário atual.

"Muita gente capaz é impedida de chegar a um nível mais alto de contribuição porque não consegue abandonar a crença de que tudo é importante.", resume Greg.

Saber escolher é um superpoder.

Dizer não é dizer sim  (a você mesmo)!

O sim a uma oportunidade realmente essencial exige um não a várias outras. Uma empresa que não tem uma especialidade que a diferencie acaba ficando muito parecida com todas as empresas.

Dizer não é dizer sim  (a você mesmo)!

"O que me apaixona profundamente? O que aproveita melhor o meu talento? O que atende a uma necessidade importante do mundo?". Estas respostas são a base do que deveria ser sua real prioridade.

As perguntas essenciais:

na era do excesso somos quase convencidos de  que abrir mão é perder oportunidades. Mas é exatamente a decisão de eliminar várias atividades que nos levará a focar nas que têm relevância.

A arte de editar:

 Não conseguimos nos concentrar em duas coisas ao mesmo tempo. Busque  a extrema capacitação em um tema, foque nesta prioridade todos os dias  e remova todo o resto.

O que é importante agora?

Em tempo: neste ano, o autor lançou também Sem Esforço, uma espécie de continuação da teoria essencialista.  A leitura dos dois livros nos ajuda a entender que fazendo as escolhas certas, podemos colher os melhores resultados com menos esforços.